Baruch Tadisi
nasceu em Luanda, aos 14 de outubro de 1984. É Filho de TADISI MANTANTU e MORENA NKUNA. Fruto da guerra, em 1990 a sua família refugiou-se na vizinha República Democrática do Congo (RDC) onde fez os seus estudos primários e secundários. Anos depois regressa para Angola e frequenta o curso de letras modernas e língua no Instituto Superior de Educação (ISCED). No decorrer do mesmo curso ganhou o gosto pelo cinema, passando a produzir e a editar as suas próprias produções, sem, no entanto, frequentar um curso de vídeo. Em 2008 cria a sua própria produtora de vídeo, a BBC MULTI MEDIA e começa então a gravar o filme “VINGANÇA CONTRA AMOR”. Infelizmente o projeto cinematográfico não teve continuidade porque as condições técnicas e financeiras não facilitavam. Em setembro de 2009 por via de um concurso público TADISI NSANGU BARUCH consegue uma vaga na produtora ETNIA COMUNICAÇÃO como editor de imagens, realizador de documentários e de spots publicitários, onde produziu mais de 1000 spots publicitários, realizou e editou 5 documentários entre eles A PROVINCIA DO BENGO, ANGOLA 35 ANOS DE INDEPENDÊNCIA,LUANDA 450 ANOS,SIAC A REVOLUCAO DA ADMINISTRACAO…
Em 2014 começou a sua formação Superior em Cinema e Televisão na única instituição que leccionava o referido curso em Angola, o Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO). Ao longo do seu percurso Acadêmico destacou-se na Realização do primeiro “filme Noir” realizado em Angola com a curta Metragem TE CONFIO DESCONFIADO. e do Programa Tv KITANDA YAME MUNHO YETU.SPOT COMERCIAL TSHUKU TSHUKU KUIA, CONFUSAO NA PORTA, MAMAN MINHA MULHER ME TRAIU.
Em janeiro 2015 decidiu retomar com as gravações do seu projeto cinematográfico “VINGANÇA CONTRA AMOR”, e termina as gravações em janeiro de 2017. Em novembro 2015 foi convidado para trabalhar na direção de comunicação e imagem do Clube Desportivo 1o de Agosto como editor de imagem e Realizador, onde criou o programa tv RUMO AO TÍTULO e produziu o documentário “OS INVISIVEIS QUE FAZEM OS CAMPEÕES” e depois ocupou o cargo de Responsável da área audiovisual e realizou o MAGAZINE 1° DE AGOSTO NA TV.
Em Novembro 2017 foi o primeiro realizador Angolano a estrear um filme Angolano nas salas Mítica da Zap cinema situada no shopping Avenida em Luanda, a estreia destacou-se a Casa cheia e Guichê̂ fechado 24H antes. Em 2018 a sua primeira obra cinematográfica VINGANCA CONTRA AMOR conquistou o troféu de melhor filme na categoria Longa metragem pelos votos massivos da população na primeira edição do prestigiado concurso ANGOLA COMUNICA.
TADISI NSANGU BARUCH atualmente é Licenciado do curso de Cinema e TV no IMETRO e detentor de um Mestrado em Realização técnico
audiovisual Multitécnica na ESCOLA INTERNATIONAL DE CINEMA AUDIOVISUAL E REALIZACAO em Paris França.
Esta em curso a promoção da sua recente Obra POR JADE.
Leave a comment